Em 1957, o frevo Evocação nº 1, de Nelson Ferreira, gravado pelo blocoBATUTAS DE SÃO JOSÁ (o chamado frevo de bloco) invadiria o carnaval carioca derrotando a marchinha e o samba. O lançamento era da gravadora local, Mocambo, que se destacaria no registro de inúmeros frevos e em especial a obra de seus dois maiores compositores, Nelson (Heráclito Alves) Ferreira (1902-1976) e Capiba. Além de prosseguir até o número 7 da série Evocação, Nelson Ferreira teve êxitos como o frevo Veneza Brasileira, gravado pela sambista e outros como No Passo, Carnaval da Vitória, Dedé, O Dia Vem Raiando, Borboleta Não É Ave, Frevo da Saudade. A exemplo de Nelson, Capiba também teve sucessos em outros estilos como a clássica valsa canção Maria Bethânia gravada por Nelson Gonçalves em , que inspiraria o nome da cantora. Depois do referido É de Amargar, de , primeiro lugar no concurso do , Capiba emplacou Manda Embora Essa Tristeza (Aracy de Almeida, , e vários outros frevos que seriam regravados pelas gerações seguintes como De Chapéu de Sol Aberto, Tenho uma Coisa pra lhe Dizer, Quem Vai pro Farol é o Bonde de Olinda, Linda Flor da Madrugada, A pisada é essa, Gosto de Te Ver Cantando.
Cantores como e se transformariam em especialistas no ramo. Um dos principais autores do samba-canção de fossa, (Araújo de Morais, 1921-1964) não negou suas origens pernambucanas na série de frevos (do número 1 ao 3) que dedicou ao Recife natal. O gênero esfuziante sensibilizou mesmo a intimista bossa nova. De (Frevo) a e (Pelas Ruas do Recife) e (No Cordão da Saideira) todos investiram no (com)passo acelerado que também contagiou a munir de guitarras seu Frevo Rasgado em plena erupção tropicalista.
A baiana misturou frevo, dobrado e tintura funk (do arranjador num de seus maiores sucessos, Festa do Interior e a safra nordestina posterior não deixou a sombrinha cair. O pernambucano , autor do explosivo Banho de Cheiro, sucesso da paraibana , organizou uma série de discos a partir do começo O levante de Vassourinhas
Quando as primeiras notas são executadas no carnaval pernambucano, a multidão ergue os braços e grita junto e dança freneticamente.
Em , o frevo Evocação nº 1, de Nelson Ferreira, gravado pelo bloco (o chamado frevo de bloco) invadiria o carnaval carioca derrotando a marchinha e o samba. O lançamento era da gravadora local, Mocambo, que se destacaria no registro de inúmeros frevos e em especial a obra de seus dois maiores compositores, Nelson (Heráclito Alves) Ferreira (1902-1976) e Capiba. Além de prosseguir até o número 7 da série Evocação, Nelson Ferreira teve êxitos como o frevo Veneza Brasileira, gravado pela samb e outros como No Passo, Carnaval da Vitória, Dedé, O Dia Vem Raiando, Borboleta Não É Ave, Frevo da Saudade. A exemplo de Nelson, Capiba também teve sucessos em outros estilos como a clássica valsa canção Maria Bethânia gravada por Nelson Gonçalves em que inspiraria o nome da cantora. Depois do referido É de Amargar, de
, primeiro lugar no concurso do , Capiba emplacou Manda Embora Essa TristezaDe Chapéu de Sol Aberto, Tenho uma Coisa pra lhe Dizer, Quem Vai pro Farol é o Bonde de Olinda, Linda Flor da Madrugada, A pisada é essa, Gosto de Te Ver Cantando. (Aracy de Almeida, e vários outros frevos que seriam regravados pelas gerações seguintes como
, primeiro lugar no concurso do , Capiba emplacou Manda Embora Essa TristezaDe Chapéu de Sol Aberto, Tenho uma Coisa pra lhe Dizer, Quem Vai pro Farol é o Bonde de Olinda, Linda Flor da Madrugada, A pisada é essa, Gosto de Te Ver Cantando. (Aracy de Almeida, e vários outros frevos que seriam regravados pelas gerações seguintes como
Cantores como e se transformariam em especialistas no ramo. Um dos principais autores do samba-canção de fossa, (Araújo de Morais, 1921-1964) não negou suas origens pernambucanas na série de frevos (do número 1 ao 3) que dedicou ao Recife natal. O gênero esfuziante sensibilizou mesmo a intimista bossa nova. De e(Frevo) a (Pelas Ruas do Recife) e (No Cordão da Saideira) todos investiram no (com)passo acelerado que também contagiou a munir de guitarras seu Frevo Rasgado em plena erupção tropicalista.
A baiana Gal Costa misturou frevo, dobrado e tintura funk (do arranjador Lincoln Olivetti) num de seus maiores sucessos, Festa do Interior (Moraes Moreira/Abel Silva) e a safra nordestina posterior não deixou a sombrinha cair. O pernambucano Carlos Fernando, autor do explosivo Banho de Cheiro, sucesso da paraibana Elba Ramalho, organizou uma série de discos intitulada Asas da América a partir do começo dos 1980.
O levante de Vassourinhas
Quando as primeiras notas de Vassourinhas são executadas no carnaval pernambucano, a multidão ergue os braços e grita junto e dança freneticamente.
manifestação cultural do estado de pernanbuco,e o frevo é conhecido em todo brasil pela sua dança que chama a atenção de turista que visita a cidade de recife,isso é cultura e tradição.
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