sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Saudações a Nação

"    Pessoal quero aqui agradecer todo o carinho que vocês me dão todos os dias porque se hoje eu estou nesse patamar foi por vocês sem vocês eu não teria chegado em lugar nenhum por que vocês me colocaram em cima por isso devo isso tudo a vocês não tenho nem palavras para descrever o que vocês fizeram pela minha pessoa só tenho a agradecer todo o carinho que vocês me deram espero que Deus abençoe a vida de vocês e que vocês sejam essas pessoas tão maravilhosa que aparecem na vida da gente gosto muito de vocês galera um forte abraço do imperador Ivan O melhor do Estado do pará .

domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto do Marilda Nunes buscar resgatar a cultura do Benguí, e Ivan Rodrigues é o novo direttor de cultura da Escola.

 "A Escola Marilda da Nunes ,e com a diretora Dos'Anjos Quer Fazer parceria com a minha pessoa eu que sou especialista em cultura e folclore ,Vamos montar um projeto educacional dando valor ao esporte e a dança "
"Sendo que eu quero muito participar porque o meu trabalho estar sendo reconhecido  e o meu intuito é tirar e desenvolver esse trabalho para que isso aconteça esse projeto tem que ser bem valorizado pela comunidade e principalmente pelos educadores da escola "
"Por isso vamos contar com a participação de todos ,para que possamos ,ter um mundo e o nosso estado em boas mãos não área da cultura da arte e do lazer ,não vou aqui levantar falsos profetas,sabe o que eu quis disser com isso ?é que onde tem coisa boa ,tem sempre um que quer tirar ,o trabalho dos outros,em termo de cultura e de lazer , porque vamos conseguir mas jovens para participar desse nossos projeto em levar a cultura a nossa comunidade"

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

GRUPO DE DANÇA DE CAPEMA FAZ PROPOSTA PARA O IMPERADOR PARA TEMPORADA DE 2012

 
"Uma Nova prosta para o imperador ivan "
"Será Que vai dar certo ?"
"Só posso disser que vai dar certio quando eu chegar no grupo "
"Mas isso não é certo de que eu vou para lá não vou revelar o nome do grupo para que depois lá não tenha dado eu como certo no grupo "
"Eu ainda tenho contrato com a revelação tenhomuita vontade de ainda ficar na Revelação"



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

3R01 foi bi-campeã dos jogos Internos da Escola maria Luiza da Costa Rego

 
"A nossa turma foi a Bi-Campeã dos jogos Internos da escola Maria luiza da Costa Rego "
"No Dia de Seu Aniversário de 28 anos de fundação"
"Conseguimos esse titulo que nos deixou muito Feliz"
"A Nossa Equipe estava muito confiante de que nós poderiamos conseguir levar mas uma medalha já que nós iremos encerrar os nossos estudos ainda esse ano se Deus permitir"
"Agora é só comemorar mas um titulo importante"
"Os guerreiros que estavam com a gente nessa batalha"
"Ivan,Raul.Jonnan,Everson,Walber,e Genilson esses são os cincos guerreiros que estavam com agente "
 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cultura Marajoara

CERÂMICA  MARAJOARA
Ilha de Marajó-Pará-PA


Tanga

Réplica: Inês Cardoso (1988)
    
      Cerâmica Marajoara  é fruto do trabalho dos índios da Ilha de Marajó. A fase mais estudada e conhecida se refere ao período de 400/1400 dC.
     Marajó é
a maior ilha fluvial do mundo, cercada pelos rios Amazonas e Tocantins, e pelo Oceano Atlântico. Localiza-se no estado do Pará-PA, região norte do Brasil.

      O maior acervo de peças de Cerâmica Marajoara encontra-se no Museu Emilio Goeldi em Belém-PA. Há também peças no Museu Nacional no Rio de Janeiro, (Quinta da Boa Vista), no Museu Arqueológico da USP em São Paulo-SP, e no Museu Universitário Prof Oswaldo Rodrigues Cabral ,na cidade de Florianópolis-SC e em museus do exterior - American Museum of  Natural History-New York e  Museu Barbier-Mueller  em Genebra.

      Um dos maiores responsáveis, atualmente, pela memória e resgate da civilização indígena da ilha de  Marajó é Giovanni Gallo, que criou  em 1972 e administra o Museu do Marajó , localizado em Cachoeira do Arari.  O museu  reúne  objetos representativos da cultura da região - usos e costumes.
 

      Para se chegar à ilha leva-se 3 horas de barco, ou 30 minutos, de avião, partindo-se de Belém, capital paraense. Visando manter a tradição regional, o museólogo criou  um ateliê de cerâmica onde são reproduzidas e comercializadas peças copiadas do acervo.  O barro é modelado manualmente com a  técnica das cobrinhas (roletes), sem o uso do torno de oleiro.

      Os índios de Marajó faziam peças utilitárias e decorativas. Confeccionavam vasilhas, potes, urnas funerárias, apitos, chocalhos machados, bonecas de criança, cachimbos, estatuetas, porta-veneno para as flechas,  tangas (tapa-sexo usado para cobrir as genitália das moças) – talvez as únicas, não só na América mas em todo o mundo, feitas de cerâmica.
     Os objetos eram zoomorfizados (representação de animais)
ou antropomorfizados (forma semelhante ao homem ou parte dele), mas também  poderiam misturar as duas formas-zooantropomorfos.

    
Visando aumentar a resistência do barro eram agregadas outras substâncias-minerais ou vegetais: cinzas de cascas de árvores e de ossos, pó de pedra e concha e o cauixi-uma esponja silicosa que recobre a raiz de árvores, permanentemente submersas.

      As peças eram  acromáticas (sem uso de cor na decoração, só a tonalidade do barro queimado) e cromáticas. A coloração era obtida com o uso de engobes (barro em estado líquido) e com pigmentos de origem vegetal. Para o tom vermelho usavam o urucum, para o branco o caulim, para o preto o jenipapo, além do carvão e da fuligem.
      Depois de queimada, em forno de  buraco ou em fogueira a céu aberto, a peça recebia uma espécie de verniz obtido do breu do jutaí, material que  propiciava um acabamento lustroso.



Urna Funerária

    
     Nas urnas funerárias, os índios colocavam os restos de seus mortos-ossos acompanhados de objetos.  Externamente, tais urnas eram decoradas com desenhos gráficos relativos às crenças e aos deuses adorados.    
      A decoração da Cerâmica Marajoara era feita com traços gráficos simétricos e harmoniosos, em baixo e alto relevo, entalhes, aplicações e outras técnicas.  



    
     A descoberta de artefatos marajoaras é dificultada  por ser o solo da ilha extremamente úmido e sujeito a  inundações periódicas. Infelizmente, no correr dos anos, muitos objetos encontrados em escavações arqueológicas  foram saqueados e até contrabandeados para o exterior - um grave desrespeito ao patrimônio cultural brasileiro.

     Hoje em dia o mais importante pólo de resgate da cerâmica marajoara no estado do Pará encontra-se  em Icoaraci, localidade próxima à cidade de Belém.
     Os artesãos usam o barro colhido nas margens dos igarapés da região, modelam, à mão ou em tornos-de-pé, réplicas, peças utilitárias e decorativas, queimam em rústicos fornos a lenha, decoram com engobes, e usam a técnica de brunir.

     Através do Liceu de Artes e Ofícios do local, fundado em 1996, são formados novos artistas do barro voltados para a preservação e a renovação desta cultura. Estes artesãos redesenham a cerâmica marajoara com novas formas, não deixando, entretanto, de fazer réplicas.
     O Liceu  leva o nome do Mestre Cardoso-Raimundo  Saraiva Cardoso figura de destaque nos trabalhos de  resgate da cerâmica marajoara.  O Mestre e sua mulher Inês Cardoso trabalham para o Museu Emílio Goeldi fazendo réplicas de peças Marajoaras.
      Outros nomes importantes, do passado e do presente, no que se refere à cerâmica em Icoaraci são: Seu Cabeludo (Antonio Farias de Vieira), Seu Anísio , Amiraldo, Mestre Rosemiro, Dona Ana, Dona Zuíla, Elias, Cauby, Antonio, Levi, Ademar, Wilson, Júlio, Manuel, Guilherme Santana e Hildelmar.

      Em Icoaraci existem dezenas de ateliês  confeccionando peças que são vendidas para o mercado interno e externo. Um dos principais locais de comercialização é a COARTI- Cooperativa dos Artesãos de Icoaraci, localizada na rua Padre Júlio Maria, próximo à Praça da Matriz; na SOAMI-Sociedade dos Amigos de Icoaraci, Passagem Espírito Santo 20 A, tel 0xx91 2476599 e na COSAPA-Conselho Superior do Artesão do Pará, Travessa Soledade 700 tel 0xx91 2272905/2270127.
      Em Belém podem ser encontradas em diversas lojas da Av Pres Vargas.
     Pela internet podem ser adquiridas peças através do site: http://www.icoaraci.com.br



     
     Não deve deixar de ser visitado o site  www.marajoara.com  que apresenta pesquisas de campo em diversos projetos arqueológicos na Ilha de Marajó dirigidos por Denise Schaan. Estudo da Cerâmica Marajoara e outras abordagens.
Através do site pode-se adquirir um CD sobre a Cultura Marajoara e em breve os interessados poderão solicitar réplicas
de peças cerâmicas arqueológicas online.
     Através do site  www.ArteAmazonia.com  podem ser adquiridas cerâmicas e muitos outros produtos da região amazônica.


      Outro tipo de cerâmica amazônica, a Tapajônica,  foi muito bem estudada  e analisada.  O  referencial é o livro abaixo com 360 páginas e 163 fotos de peças e fragmentos, da coleção do MAE-USP.
http://www.ceramicanorio.com/artepopular/ceramicatapajonica/ceramicatapajonica.htm
Cerâmica Arqueológica da Amazônia
Vasilhas da coleção Tapajônica do MAE-USP
Autoria de Denise Maria Cavalcante Gomes
Edusp-Editora da Universidade de São Paulo

http://www.usp.br/edusp
edusp@edu.usp.br
      Outra indicação é o magnífico Catálogo, cerca de 300 páginas, com texto e fotos, referente à Exposição
Antes – Histórias da Pré – História,
realizada no CCBB-Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro-RJ, em outubro/04.
      Nesta publicação há material sobre a Cerâmica Marajoara e de muitos outros lugares da região amazônica, arqueologia do Parque Nacional da Capivara-PI etc.

Pesquisa, texto e fotos: Renato Wandeck

sábado, 10 de setembro de 2011

Jogos internos da Escola Maria Luiza da Costa Rego 2011


"Vamos em busca do Bi-campeonato do maria luiza o time já estar escalado "
"Ivan ,Walber ,Jonnan Raul,Genilson,Everson "
"Esperamos repetir o mesmo momento do ano passado onde com muita garra e determinação e so pés no chão consegumos fazer o melho para o nosso grupo e representar bem a nossa turma "
"Só lembrando que as meninas também estão em fase de preparação para esse campeonato estudantil vamos com muita garra e determinação de toda nossa sala só assim vamos com segui terminar o nosso ano letivo com mas uma taça em nossas mãos"

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"Imperador Ivan ainda Tenta explicar a sua punisão da Cultura"

 
"Vou Esperar a minha vez "
"Não posso me desesperar se não vai ser pior deixar as coisas acontecerem naturalmente "
"Pra que se bater ,Não devo nada a confederação brasileira espero que meu advogado resolva essa pra mim lá e tudo certo"
"Vou sair dessa numa boa se eles me puniram por eu chegar atrasado e porre na reunião da folcult"]
"Isso não intersa ,é pior do que você beber e não ir e depois ficar falando mal como  fazer certos"profissionais que eu conheço lá" 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

COMFEDERAÇÃO BRASILEIRA DA DANÇA JUNINA DIZ "QUE IMPERADOR IVAN PODE PEGAR SUSPENSÃO DA CULTURA POR FALTA DE INDISCIPLINA AO CHEGAR PORRE NA REUNIÃO DA FOLCULT"


" Peguei suspensão sei que errei ,mas a vida é assim memso agora é bola pra frente ,o que tiver der ser será "
"Só resta agora lamentar o que aconteceu mas a vida é asssim estou de cabeça fria ,um suspensão de 100 dias pra mim não vai ser nada porque até lá não tem programaçôes culturais"
"Então Por isso nem eme espanto"
"Espero que Meus fãs não pensem errado sobre mim sabemos que somos seres humanos e podemos errar mas o que aconteceu eu quero deixar pra trás só pesso desculpa as pessoas que acompanham o meu trabalho"

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"A MULTIDÃO APOIA A VOLTA DO MESTRE EM DANÇA FOLCLORICA "IVANILDO RODRIGUES


"As pessoas vão apoiando o mestre em dança folclórica do Pará"
"O Ivanildo Rodrigues o mas conhecido como "Baki" no interior do estado e até fora dom estado "
"Em Belém mas conhecido como "Berg" 
" Um dos maiores campeão de dança Folclórica do nosso estado "
"Ele é uma pessoa muito Humilde no meu ver não passa por cima de ninguém "
" E sempre apoiando aquelas pessoa que estão do seu lado"
"Por isso ele manda disser que estar muito feliz por sabe que tem pessoa no momento que ele estar passando ao seu lado "
"E diz que daqui pra frente em sua recuperação ele posso retribuir aos seu fãs e amigos a  ajuda que estão fazendo por ele "

ASS:Francisco Ivanildo Medeiro Sarja Rodrigues .

domingo, 4 de setembro de 2011

SAUDAÇÃO AOS FÃS

 
"Uma Bom dia ,uma boa Tarde , e uma otima noite a todos os meu seguidores não posso disser que são fãs, mas são pessoas que dão valor no meu trabalho  e curtam a nossa cultura nortista e brasileira um forte abraços a todos você obrigaduuuuu"

sábado, 3 de setembro de 2011


 
"Imagem da Taça que o grupo da Revelaçõa Junina do ano de 2011"
"Consegui um grande feito que venceu o concurso municipal "
"Muitas Saudades eu vou ficar da Revelação"
"Quero Logo aqui disser,Ao NOvo coreógrafo O Paulo não sei se vai ser ele ou eu "
"Mas se For ele quero desejar a maior sorte do mundo que posso dar "
"Se Eu ficar ,não temproblema o Paulo fica na diretoria e eu administro o meu grupo "
"Abraços a tosos vocês e ficas com Deus "
 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

MESTRE EM DANÇA FOLCLORICA TENTA SE RECUPERAR DO ACIDENTE E JÁ PENSA EM APOSENTAR DA CULTURA !

 
"O mestre em dança Folclórica o mas conhecido como o "baki" disse que estar na espera de uma rápida recuperação e que já pensa em se aposentar "
"O mesmo disse que antes de sofrer o acidente disse que só iria para na área da cultura quando completasse os seu 50"
"Ele disse que ainda tem muito piqui para segura 20 minutos na quadra ou no palco de dança"
"Ele disse que não pode falar nada sobre se vai parar ou não só o tempo irá disser se o mesmo quiser continuar eu vou dar muita força para ele'
"Sabendo que o meu pai foi um dos maiores campeões de dança do Estado do Pará"
"E isso sem Contar a sua linda e maravilhosa fama que tem e o respeito em todo estado do pará e do Norte do Brasil "
"Eu  vou apoiar ele pra pelo menos ele ficar mas dois anos na área da cultura "
"EU vou dar muita força pra ele "
"Vamos lá "
"Força Baki"

Francisco Ivanildo Medeiro sarja Rodrigues mestre em dança !
Será que ele vai parar?
Fica uma interrogação no ar